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Construção básica

Do rascunho à arte final.

13/03/2013 por Jinn

Por mais que eu insista em dar desculpas, diariamente a galera pede por tutoriais de Pixel Art sobre os mais diversos temas. Então, vou tentar abranger um pouco de tudo aqui, desde o conceito inicial até o acabamento.

Como é meu primeiro tutorial, vou começar com um projeto mais simples, sem me aprofundar muito para não confundir ninguém.

Vale lembrar que esse é o método o qual EU faço Pixel Art, e que pode ou não ser o convencional para você.

Primeiro de tudo, eu busco referências gráficas para o projeto.

Nesse tutorial eu farei um homem-abóbora segurando uma metralhadora. Então, antes de fazer qualquer rascunho, procuro várias e várias referências tanto de abóboras quanto de metralhadoras:





É essencial buscar referências por N motivos. Com base em fotos você pode ter uma noção maior da forma forma básica, de textura, do modo como o objeto reage a certo tipos de luz, etc. Eu procuro referências de acordo com a necessidade, mas busco sempre materiais diversos, como uma foto tradicional, uma foto de estúdio, uma renderização 3D e uma interpretação minimalista. Pra que?

- Com uma foto tradicional, você é capaz de ter uma noção ampla de como o objeto pesquisado interage com a luz ambiente, com outros elementos ao redor, etc.

- Com uma foto de estudio, você é capaz de distinguir o objeto no todo. os contornos, as saliências, as texturas, etc.

- Uma renderização 3D é legal pois você pode ter uma idéia de como outro artista interpretou o objeto que você quer interpretar. Recomendo o 3D pois é virtualmente obrigatório que a perspectiva esteja correta, assim não vai te confundir.

- A interpretação minimalista é essencial de ter, pois nelas geralmente são encontrados apenas os detalhes essenciais para que o objeto seja reconhecido imediatamente.



Uma vez com as referências em mãos, eu costumo fazer alguns esboços separados, só para me acostumar com as formas, por exemplo:



Esses esboços são legais pra você ter uma noção tanto de forma quanto de cores necessárias pra atingir o objetivo. Por exemplo: sei que preciso de ao menos 4 tons de laranja para fazer a abóbora, e de pelo menos outros 4 tons de cinza para fazer a metralhadora. Sei que vou precisar de tons extremamente claros pra fazer as highlights e também de tons escuros para definir melhor as formas. Tendo tudo isso em mente, eu posso começar.


Primeiro passo - A escolha das cores:

Na verdade, eu não escolho todas as cores logo de inicio. Mas eu gosto sempre de definir uma cor mestra, geralmente escura, da qual todas as outras cores do desenho vão convergir, nesse caso, vou usar um roxo. E todas as cores vão iniciar dele. Sei que vou precisar de laranjas, cinzas e verdes.




Segundo passo - O esboço inicial:

Após rasbiscar algumas formas, tento encontrar um bom ponto de equilíbrio (linhas vermelhas), e uma boa estrutura do personagem, para que ele não pareça estar caindo, nem mal construído.



Geralmente faço esboços grandes e depois reduzo, para limitar um pouco o meu espaço de trabalho, tendo em mente o nível de detalhes que eu quero.




Terceiro passo - Refinando o esboço:

Esse é o momento em que eu torno um pouco mais maduro o esboço inicial. Começo a adicionar alguns detalhes, como elementos da roupa. E traço os primeiros pontos de luz, para dar uma maior noção de volume. Mas sempre respeitando o ponto de equilíbrio que eu estipulei no passo anterior.




Quarto passo - Linhas guia:

As linhas guias vão ajudar a definir ainda mais o esboço, separando as formas que antes estavam juntas, e adicionando detalhes pequenos.







Quinto passo - Limpando tudo:

Nessa etapa, eu retiro todos os elementos que passam das linhas guia (tanto fora, quanto dentro do desenho). Também aproveito para refinar um pouco a iluminação e os detalhes.







Quinto passo - Renderizando:

Com o rascunho pronto, posso começar a renderizar o desenho. Eu costumo fazer isso por partes (primeiro cabeça, depois mãos, depois arma, etc), mas sei que tem gente que prefere fazer tudo de uma vez.

Começando pelo rosto, primeiramente arredondo todas as linhas guias e tiro o excesso delas, deixando um resultado mais limpo.







Depois começo a aplicar o AA. Pode parecer simples para uns, complicado para outros. Comigo é instintivo, eu deixo a miniatura aberta e vou aplicando conforme acho necessário.

Lembrem-se, galera. o AA nada mais é do que usar cores neutras para arrendondar as linhas. Por exemplo, uma linha branca num fundo preto precisa de AA cinza (ou seja, a mistura entre as duas).

Uma vez o AA aplicado, eu termino de adicionar as highlights e sombras.







Algumas dicas:

- Se não precisa arredondar, NÃO APLIQUE AA.
- Respeite sempre os pontos de luz escolhidos. Não invente luz onde não deveria ter, a não ser que haja uma boa razão para isso.
- Almeje sempre um resultado limpo, evite o dithering desnecessário. Lembre-se que o dithering serve apenas para mesclar duas cores sem que haja a necessidade de criar uma terceira, mas que o uso desnecessário acaba gerando uma textura "felpuda".
- Sempre tente reutilizar as cores que você escolheu empregar. Pode parecer besteira, mas reutilizar as cores mostra o quão eficiente foi sua escolha, valorizando o seu trabalho.
- Nunca deixe linhas sem refinar.


Com muita atenção, vá sombreando aos poucos o seu desenho, deixe a imaginação fluír, mas não se esqueça das dicas.

Não tenha medo de errar, é pra isso que existe o “Ctrl+Z”. E se perceber que o desenho não está caminhando para a direção que você queria, comece de novo.

Abaixo está o meu resultado. E comparando com a terceira etapa do meu rascunho, você vai perceber que somente alguns detalhes foram mudados, o resto apenas foi refinado. Esse é o segredo de um bom desenho: um bom rascunho.



A contagem final de cores ficou em 15 + transparência.



Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa.
Até a próxima.



Comentários

, 29/06/11 às 20:01
Lindo.

Jinn

, 29/06/11 às 20:02
Primeiro tutorial, peguem leve.

danielsaa97

, 29/06/11 às 20:03
Terceiro.

Santana

, 29/06/11 às 20:03
NOFFA!

, 29/06/11 às 20:03
FAÇA MAIS MIL.

Plinio

, 29/06/11 às 20:03
Parabéns, ótimo.

MiguelNetto

, 29/06/11 às 20:03
Muito Bom !

Legend

, 29/06/11 às 20:06
So Good

macfusty

, 29/06/11 às 20:06
Maravilindo, na verdade.

Introx

, 29/06/11 às 20:08
Uaaaaal, faça outros *-*

Paaulo

, 29/06/11 às 20:11
Ohhh lord !!!

Neymar

, 29/06/11 às 20:13
Parabens otimo tutorial *-*

FelipeBeltrame

, 29/06/11 às 20:17
Nossa vira tutor :)

Eddu

, 29/06/11 às 20:18
Ótimo Jinn, mas como você tem ideias tão rapidas?

Helio

, 29/06/11 às 20:18
ótimo !!!

JVicente

, 29/06/11 às 20:20
se vc quiser faça 1000000000000 adorei ;D

Skoofsq

, 29/06/11 às 20:24
Tinha que ser do Jinn ! Perfeito cara !

Venny

, 29/06/11 às 20:32
vou fazer algo usando esses passos...

Maga

, 29/06/11 às 20:37
do mesmo jeito do seus vídeos!

Rafael

, 29/06/11 às 20:50
Pegar leve? Isso está PERFEITO, olá.

GabrielV.

, 29/06/11 às 20:56
Adorei o resultado final, adorei o AA aplicado nele, enfim, que você faça mais 10000000 tutoriais para a pixelaria. CAMPANHA: Jinn para tutor da pixelaria.

underb0ss

, 29/06/11 às 21:18
Jinn para novo tutor, melhor tutor de toda a pixelaria, sem dúvidas!

Matheuzinho

, 29/06/11 às 21:26
Depois de ler tudo, fiquei com duas dúvidas: Quando sei se necessita arredondar usando o AA e quando não é necessário? E, os pontos de luzes que você diz para respeitar, somos nós que escolhemos ou temos que considerar as referências pesquisadas? Obrigado. (:

Jinn

, 29/06/11 às 21:42
Sobre o AA, o unico jeito de saber é testando. Sobre o ponto de luz, você pode tanto usar o mesmo das referências, quando criar os seus. Mas caso use da referência, tenha em mente que cada imagem terá o seu ponto de luz.

Myfault

, 29/06/11 às 21:57
O melhor tutorial de todos. Jinn vc é foda

JuninFC

, 29/06/11 às 22:09
foi um belo tuto

JuninFC

, 29/06/11 às 22:19
sempre quando eu faço meus pixel arts , eu pego referencia de outro que tem um tema parecido com o do meu , pra eu ver mais ou menos como faz

Blade

, 29/06/11 às 22:53
Amei :)

GabrielV.

, 30/06/11 às 11:31
Quem apoia põe na assinatura! Campanha: Jinn para novo tutor da pixelaria, a gente apoia!

Blythe

, 30/06/11 às 12:12
OMG, Vou tentar. :)

LikeaBear

, 30/06/11 às 12:53
Só podia vir de você.

DavidMarques

, 30/06/11 às 14:38
O melhor tutorial da pixelaria :D, jinn você é tutor agora ??

Turkim

, 30/06/11 às 15:47
Qual quer coisa fika lind *--*

Queren

, 30/06/11 às 18:13
O problema é que eu não sei planejar a obra, seus traços são tão perfeitos.

Paaulo

, 02/07/11 às 12:28
MAMILOS !

underb0ss

, 02/07/11 às 17:48
O problema é que eu não sei planejar a obra, seus traços são tão perfeitos. 2 na queren...

Westphal

, 05/07/11 às 20:35
Vou tentar, mas tbm tenho o problema do luizfelipespr, "/

neuryel1314

, 28/08/11 às 02:14
pow vey tu desenha mto sou seu fã xD

elliel007

, 09/09/11 às 09:25
muito bom!!

Dalatmesquita

, 23/10/11 às 22:11
PERFECT!!FÃN NUMBER ONE!!

.bahianinho

, 26/03/12 às 21:01
Maravilhoso

BlotrsH

, 04/07/12 às 18:43
Vlw me ajudou muito :

Cloud-Sama

, 17/07/12 às 11:16
Dando uma revivida aqui :p Muito bom cara, já vi esse tutorial por ae...realmente muito bom! Você poderia fazer um tutorial explicativo sobre o conceito luz e sombra+dither...Seria tão ótimo..enfim, parabéns o/

Triste

, 06/10/12 às 13:17
ainda nn sei FAzer

Louis

, 13/03/13 às 22:10
/ressucita

Neon32

, 17/04/15 às 20:16
/amen

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