Não sei vocês, mas eu acho a história da arte uma coisa fascinante. Entender como os movimentos artísticos foram se formando, migrando, se alterando, me ajuda a compreender a nossa sociedade e a nossa própria história, além de me deixar entretido por horas. E essa é a minha intenção com essa coluna: Fazer com que todos gostem da história da arte.
Eu não vou abordar todos os períodos da história da arte aqui – até porque eu levaria mais de um ano publicando-a se eu o fizesse -, por isso escolhi 13 mais relevantes (na minha opinião) pra entendermos a história da arte ampla e superficialmente e pra podermos aplicar seus conceitos no pixel art. O primeiro período a ser abordado será a PRÉ-HISTÓRIA.
Mas antes, o que é arte? Como não quero me aprofundar nesse assunto – que daria uma discussão enorme, acreditem -, vou colocar aqui uma citação que minha professora de História da Arte nos passou, e que melhor define o que é a Arte:
“Arte é exercício experimental de ‘liberdade’” – Mario Pedrosa
Agora vamos ao nosso tema.
A pré-história ocorreu de 2,5 milhões de anos atrás até a invenção da escrita, em 4000 a.C., e é dividida em dois períodos: Paleolítico (pedra velha) e Neolítico (pedra nova). No Paleolítico, os seres humanos eram nômades (não possuíam residência fixa), caçadores e viviam em grupos pequenos. Esse período não é importante para a nossa coluna, então vamos passar direto para o Neolítico. Iniciado por volta de 10000 a.C, o Neolítico foi um grande salto no modo de viver dos homens. Eles passaram a ser sedentários (a se fixar em um lugar), inventaram a agricultura e uma pequena sociedade estava começando a se formar.
A produção de “arte” nesse período era bem estilizada, como vocês podem ver na imagem. Os desenhos eram simples e possuíam em média três cores (branca, preta e vermelha), criadas através da mistura de gordura animal com terra. Esses desenhos provavelmente representavam o cotidiano e tinham a função mágica de “prender um animal” para a caça, já que eles acreditavam que pintando uma cena de caçada, seria mais fácil de apanhar um animal quando fosse a hora. Muitas das pinturas também retratam prováveis rituais e reuniões.
Evento
Agora que você já tem um conhecimento superficial da arte Neolítica, que tal pô-lo em prática? Use sua imaginação para retratar um animal pré-histórico que tenha existido ou não. Você deve seguir as seguintes regras:
- O pixel art deve conter todas as cores dessa paleta:
- Você não precisa usar apenas as cores da paleta, mas se for usar mais cores, não ultrapasse 20;
- Não use cores frias como azuis e verdes;
- O tamanho mínimo da imagem deve ser de 110x110 pixels;
- Transparência é proibida;
- Procurem não desenhar dinossauros pois eles não existiam na época. Faça mamíferos.
A premiação será:
- Emblema “A égua prenha”, 25 pontos e 1 período estrelado para o primeiro colocado;
- Emblema “Filhote equino” e 15 pontos para o segundo colocado;
- Emblema “Baixinho e gordinho” e 10 pontos para o terceiro colocado;
Boa sorte a todos. Espero que gostem de participar dessa coluna pois eu estou curtindo muito escrevê-la. O prazo para o envio das imagens é domingo, 10/06, às 14h (horário de Brasília). Semana que vem tem mais, com um período novo que suponho que todos gostem.