Preencha todos os campos!

Básico #2: Paletas

Segunda etapa!

16/07/2012 por Rocha

O que são paletas?

Paletas são tabelas de cores de diferentes saturações e brilhos que juntas compõem uma imagem. A paleta é algo essencial no seu desenho, sem ela, ele não mostrará o que é para ser mostrado. Um exemplo: se você quiser fazer algo quente deve usar o vermelho, laranja, amarelo, já se quiser fazer algo escuro e frio, deve usar o azul, roxo, verde...

Onde eu crio minha paleta?

Para começar, entre No Ms Paint, vá até Cores, depois clique em editar cores. Quando abrir a janela de editar cores, clique em "Definir Cores Personalizadas", é ai onde você vai trabalhar as suas paletas.



Como entender a ferramenta editor de cores:

O editor de cores é algo simples, veja abaixo os numeros e seus significados.



1 - Seletor de Cores: seleciona de acordo com a cor que deseja.

2 - Matiz : Matiz – posição da cor no espectro visível. Um matiz de vermelho pode parecer marrom dependendo da luminosidade e saturação.

3 - Saturação – intensidade/vivacidade da cor. Uma cor é dessaturada por adição de preto ou branco ou de outras cores complementares ficando mais neutra e cinza.

4 e 5 - Valor/Brilho/Luminosidade – claro ou escuro da cor. O valor não depende da matiz ou saturação quando uma cor é transformada em cinza seu valor permanece o mesmo.

6- Ajuste de cor – Pode deixa cor mais avermelhada, esverdeada, azulada.

7 - Cor Sólida – Mostra como a cor está ficando.


Agora vamos ao trabalho! Vou fazer uma paleta simples, uma paleta de pele. A cor dela depende de você, alguns usam o roxo, outros o marrom, neste caso começarei com o marrom:

Exemplo



Eu gosto sempre de começar pela sombra. Logo após seleciono a cor principal do desenho e depois a clara, e para o toque final tento misturar essas cores entre si para formar algo bom.

A paleta está baseada em uma matiz de 10 a 19, conforme a cor fica mais clara sua luminosidade aumenta e sua saturação diminui, ja escurecendo a imagem a luminosidade diminui e a saturação aumenta.

Exemplo




A paleta parece muito exagerada com 6 cores, mas para um começo será o essencial. Depois você pode ir adicionando mais cores.


Por fim, você tem sua paleta!



Comentários

Lucas

, 18/07/12 às 19:50
primeirão

Luan.Castro

, 18/07/12 às 19:52
é né

Shotgun

, 18/07/12 às 19:53
lecau

Nameless

, 18/07/12 às 19:54
Uau

Kiko

, 18/07/12 às 19:56
BUEEEEEEEEEEEEENO

Shanx

, 18/07/12 às 20:00
FOLHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Bruce

, 18/07/12 às 20:17
Os artigos com conteúdos e intuitos de auxiliamento aos membros que são novos, ou estão com dúvidas na área do pixel arte, caem bem. Não vim aqui para criticar, pelo contrário, vocês são excelentes. Só acho que você (Rocha), poderia pôr as numerações detalhadas em pixel arte, assim ficaria mais ilustrado e criativo. Aos que são organizados, entenderão minha ideia. Afinal, são essas opções que os tutoriais precisam comumente. Parabéns Rocha e parabéns equipe!

euzado

, 18/07/12 às 20:26
Muito bom, seus pixel arts e tutoriais são sempre ótimos Rocha, sou seu fã.

-Iago

, 18/07/12 às 20:44
Belo tutorial.

underb0ss

, 18/07/12 às 23:50
Ótimo tuto!

Rocha

, 20/07/12 às 14:23
Galera estou sem internet estou mandando isto docurso espero que alguem faça o resultado por min :(....

Comentar

! Para comentar, você deve estar logado. Caso você já seja registrado, faça login, caso contrário, registre-se.
ESSE SITE TEM QUE VOLTAR! PRA SABER MAIS CLIQUE AQUI
x