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Básico #3: Sombra e Luz

Terceira etapa!

25/07/2012 por GiovanniALB

Todo e qualquer pixel art que se preze contém luz e sombra para que se possa criar a ideia de profundidade, trazendo assim mais realismo à obra. Aplicar ambos não é uma tarefa difícil, e você precisa apenas de um ponto de luz (ou mais) para usá-lo como guia.

Exemplo:




Aplicando Luz e Sombra

Antes de se aplicar a luz e a sombra, vamos criar um pequeno conceito pra entender melhor. Veja o vídeo abaixo:




Você certamente pode ver que de acordo com que o sol vai se pondo, a luz e a sombra do objeto mudam. Agora pense em outro objeto qualquer, uma maçã, por exemplo, e coloque ela na mesma situação: de acordo com que o sol se põe, a luz e a sombra vão mudando. Se ainda não conseguiu, pense em um objeto mais fácil: um quadrado, um triângulo, enfim.
Agora você deve estar se perguntando, mas o que isso teria a ver? Tudo.
Pense bem, se você conseguiu imaginar uma maçã ou qualquer objeto diante da situação, você pode muito bem fazer o mesmo na hora de pintar seu pixel art, basta apenas coloca-lo na mesma situação. Caso você não conseguir, não desanime e tente novamente.

Como Aplicar
Abra o MS Paint e crie seu lineart e paleta. Feito isso, organize a paleta da cor mais clara para a mais escura ou vice-versa.



Defina o seu ponto de luz para servir como um guia.



Pinte todas as áreas com suas respectivas cores escuras.



Nessa parte, você vai ter que uma noção de onde aplicar as cores. Então comece a aplicar da cor mais escura para a mais clara em direção ao ponto de luz, exemplo:



Lembre-se de que, cada forma tem um jeito de diferente de se aplicar sombra e luz, e eu não falo apenas de esferas, quadrados e triângulos, eu digo em geral. E pra você que é iniciante, eu aconselho a pesquisar imagens semelhantes ao seu desenho que lhe possam ajudar na hora de aplicar Luz e Sombra.

Aplique Dithering e dê alguns ajustes na sua obra, e finalizado.



Dê uns ajustes se for preciso. Caso não seja necessário, sua obra está finalizada.


O que pode e o que não pode
Dizer ao certo o que você deve ou não deve fazer é complicado, porque a luz e a sombra sempre dependem do ambiente em que você está criando o objeto. Mas vamos pegar como exemplo algumas obras que se encontram na oficina da pixelaria:

O Pixelart tem um erro grave, você consegue identificar?



O Erro: O pixelart contem 2 pontos de luzes, e ambos são representados em lugares diferentes. Observe que o ponto de luz frontal está presente apenas no castelo, enquanto o ponto diagonal está presente apenas no Monstro.

O pixelart abaixo contem um técnica não muito aceitavél e que você sempre deverá EVITAR:



O pixel art acima usa a técnica pillow shading, onde a luz está sempre no meio e a sombra nas bordas.



Espero que tenham entendido o tutorial básico de Luz e Sombra. Para qualquer dúvida, comente!

Créditos
Jinn, delita123, Brs e Rocha (pelos pixel arts apresentados)


Comentários

Louis

, 25/07/12 às 18:06
First

Claudio

, 25/07/12 às 18:06
......

Louis

, 25/07/12 às 18:06
#LikeANoob

Louis

, 25/07/12 às 18:09
Acabei de Ler o Tutorial . Sinceramente usarei muito ele . Parabéns !

Jake

, 25/07/12 às 18:10
Povo rápido

Shotgun

, 25/07/12 às 18:14
lgal

Higor

, 25/07/12 às 18:28
Ficou muito bom, só que poderia deixar junto ao pixel-art com erro de iluminação, um com a iluminação certa, assim da para visualizar a diferença.

Nameless

, 25/07/12 às 18:33
Um contentamento descontente.

Venny

, 25/07/12 às 19:38
ORRA! ! rocha não deixava hein

Pokerit

, 25/07/12 às 22:58
eu acabei de aprender (eu acho) a fazer isso -q vou testar.

Bruce

, 25/07/12 às 23:17
Oh, acho que se o artigo é sobre sombra, você poderia pôr mais estilos de sombras confiáveis nos pixel artes. Sei que o básico dos tutoriais prevalece, mas algo importante e avançado poderia ajudar-me.

GiovanniALB

, 26/07/12 às 10:40
Não existe estilo de sombra Bruce, e sim Dithering. E isso você vai aprender semana que vem.

GiovanniALB

, 26/07/12 às 10:41
Ah, enquanto ao Rocha. Ele é bem maduro e não vai ligar com isso, eu acho. hehe

Maga

, 27/07/12 às 11:46
O pixel-art pode sim conter 2 pontos de luzes.

GiovanniALB

, 28/07/12 às 18:53
O Nome do artigo se chama BASICO #3... B, A, S, I, C, O. E-E

Dont

, 28/07/12 às 23:03
no 3º pixelart o ponto de luz tá errado.

PlinioBR

, 10/06/13 às 20:48
Como eu consigo recriar o efeito de Dithering ?

TrigoBR

, 20/05/15 às 09:54
Usando o vetor para textura, ficou parecendo textura mesmo. Qual a altura do personagem?

Cavaloaladon

, 08/11/15 às 18:02
bom pórem confuso ao mesmo tempo, devia ser um pouco mais detalahdo

Cavaloaladon

, 08/11/15 às 18:03
detalhado

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