Preencha todos os campos!
Gabriel
Pixeleiro
17/06/2011 às 22:23

593 mensagens
0 pontos

Português de A a Z #2

Segunda edição.

Opa, chegou a hora de você aprender mais. Hoje, temos o que mais assombra os falantes do português, o uso vírgula.

Veja a primeira edição.

Uso correto da vírgula

Ao contrário de que muitos pensam, a vírgula não serve para ajudar na respiração. Até porque, se fosse por isso, cada um falaria, escreveria diferente, não é mesmo?

A vírgula serve para interromper o fluxo de palavras, separar palavras que não façam sentido juntas.

As maiores dúvidas.

Vírgula sempre antes do mas: Incorreto.

A conjunção, liga-se direto ao termo que ela rege, por exemplo:

Mas agora, vou para o hotel. Errado (mas rege o vou)

Mas agora vou para o hotel. Certo

A vírgula no pois.

Não saí do escritório, pois, estava trovejando (errado)

Não saí do escritório, pois estava chovendo (correto) Porquê? A vírgula depois do pois, acabou dando outro sentido.

Uso de talvez

Talvez eu vá ao seu bar (está afirmando que é ao bar)

Eu vou, talvez, ao seu bar (ele não diz se é ao bar, ou outro local, como o cinema)

Uso de sim

Meu pai não defende os católicos e, sim, os ateus, (errado)

Meu pai não defende os católicos e, sim os ateus, (certo)
Samuel
Pixeleiro
17/06/2011 às 22:27

440 mensagens
20 pontos
Ebaa, aula de portugues
Williams
Sem vida
17/06/2011 às 22:27

2829 mensagens
0 pontos
Cadê os créditos, ou foi você que fez tudo?
Gabriel
Pixeleiro
17/06/2011 às 22:28

593 mensagens
0 pontos
Williams:Cadê os créditos, ou foi você que fez tudo?

Eu vi num site, aprendi e fiz. Satisfeito?
Gabriel
Pixeleiro
18/06/2011 às 11:20

593 mensagens
0 pontos
Samuel:Ebaa, aula de portugues

Será postada uma vez por semana.
Eddu
Supremo
18/06/2011 às 11:29

1652 mensagens
35 pontos
Na última:
A frase correta é:

Meu pai não defende os católicos, e sim os ateus. Meu pai não defende os católicos, mas (defende) os ateus. Está implícito essa intenção.

Nessa frase, o "e sim" está com a mesma função de do "mas", que indica uma oposição com o que foi falado na primeira oração. Acho que é isso, pelo que me lembro.
Olá.
Blade
Pixeleiro
18/06/2011 às 11:38

378 mensagens
0 pontos
Ebaaaa, *boiandooo* o/
Resposta acima
Gabriel
Pixeleiro
18/06/2011 às 11:47

593 mensagens
0 pontos
EpicDuds:Na última:
A frase correta é:

Meu pai não defende os católicos, e sim os ateus. Meu pai não defende os católicos, mas (defende) os ateus. Está implícito essa intenção.

Nessa frase, o "e sim" está com a mesma função de do "mas", que indica uma oposição com o que foi falado na primeira oração. Acho que é isso, pelo que me lembro.

Correto, mas seu usa isso numa reunião formal, como textos, reuniões do trabalho, e não conversas cotidianas, o que deixaria a conversa mais pesada.
Eddu
Supremo
18/06/2011 às 11:48

1652 mensagens
35 pontos
Gabriel:
A frase correta é:

Correto, mas seu usa isso numa reunião formal, como textos, reuniões do trabalho, e não conversas cotidianas, o que deixaria a conversa mais pesada.

Ah, então tá ok. Gostei dessa versão.
Olá.
Gabriel
Pixeleiro
18/06/2011 às 12:12

593 mensagens
0 pontos
EpicDuds:
Gabriel:
A frase correta é:

Ah, então tá ok. Gostei dessa versão.

Thanks.
Página(s): 1 2 »
É preciso estar logado para postar uma resposta.
ESSE SITE TEM QUE VOLTAR! PRA SABER MAIS CLIQUE AQUI
x