Preencha todos os campos!
Este tópico foi fechado.
Samurai
Usuário
16/12/2011 às 22:35

97 mensagens
45 pontos

Bíblia e o ponto de vista ateu

blá blá blá

Achei uma discussão no facebook sobre a bíblia e - talvez- um ponto de vista precipitado de parte dos ateus. Os comentários mais interessantes a seguir:

retirado daqui...

IronicoDepre
''Aqui e acolá encontro ateus se posicionando totalmente contra a bíblia, falando que a mesma é um livro que não deve ser lido por nenhum ser humano. Bom, acredito que independente de qualquer coisa, a bíblia possui sim partes excelentes. Lá são afirmados valores que são importantes para o engrandecimento de qualquer ser humano. Coisas como: “Amor, respeito para com o próximo, fraternidade, generosidade”. A pergunta é: Será que renegar a validade desse tipo de ensinamento, por conta de partes ruins de um livro seria a melhor solução? E indo mais além: O que é perfeito? Coitado daquele que se ocupar em apenas dar valor aquilo que for de fato completo, acho que certamente esse tipo de pessoa irá entrar em uma empreitada em que não se encontrará objetos para se adorar. Eu acredito que acima de tudo devemos ter uma leitura livre, valorizar aquilo que nos engrandece e refutar aquilo que porventura nos diminui ou não nos é interessante. Não precisamos fechar nossas cabeças!

Percebam que a proposta em questão não é fazer com que ateus saiam lendo a bíblia, não quero isso. Sei que existem inúmeros livros que afirmam os mesmos bons valores que a bíblia afirma. A proposta em questão é largar esse pensamento dogmático de que se algo é em partes ruim deve-se jogar fora. Se fosse assim, inúmeros livros de filósofos antigos seriam queimados por terem partes que já não contemplam e já não acompanham as nossas perspectivas e linhas de raciocínio. Livre pensamento e livre escolha, essa é a chave.''

Gabriel Angra
Acho que a questão é mais levantada pelo fato dos cristãos enxergarem aquilo que está escrito ali como uma verdade absoluta e uma regra de fé.

Eu, mesmo sendo cristão, considero a ideia de que muito do que está escrito na Bíblia possui erros de tradução. Há muitas interpretações que não levam em consideração, talvez, o sentido metafórico de muitas passagens... Enfim, a Bíblia também é uma fonte histórica e está sujeita a análises, e isso não quer dizer que o que está escrito ali é "errado" ou "certo", são narrativas e ensinamentos que, para um determinado grupo de pessoas, são sagrados e provenientes de Deus, para outras não.

Acho que os ateus seriam mais inteligentes se pensassem desse jeito, ao invés de ficar falando bobagens e isolando pedaços do livro para tentar contradizê-lo.

IronicoDepre
Exato meus jovens. A livre análise da bíblia pela parte de cristãos e a refutação de partes que não te afirmam de alguma forma se faz importante. Ninguém precisa ser um cego manipulado que só sabe repetir o mesmo blablabla de forma dogmática.

Natália Otto
É o mesmo que transformar a metáfora "santa virgem" em alguma verdade absoluta... Como se maria realmente fosse uma mulher virgem (no sentido de nunca ter tido alguma relação sexual) deixando de lado o verdadeiro sentido do pura (que seria pura na essência). Enfim, levar as coisas muito ao pé da letra é que transforma os homens em seres ignorantes.

IronicoDepre
O problema é que o livro em questão dá margem para 541413510684 interpretações. Mas aí cabe a cada um analisar o que é proveitoso e tentar se elevar de alguma forma com algum ensinamento. Eu que não sou teísta leio a bíblia e não vejo nenhum problema nisso.

Gabriel Angra
O problema é que quem crê não aceita que sua fé seja explicada pela razão. A verdade é aquilo que está ali, é aquilo que está dado. Sendo que, quase sempre, os crentes (digo, os que creem) aceitam de bom grado o que é pregado, não questionam, não leem outros livros sem ser de cunho religioso, não buscam. É muito difícil tratar disso com uma pessoa que não é flexível...

Mariana Freitas
Todo livro deve ser lido. Mas ninguém espera ler um livro e achar que vai sair voando se pular de um predio com uma vassoura na mão. Bom senso quando ler ficção é fundamental. A biblia, corão, livro dos espiritas, e qualquer livro religioso pode e deve ser lido por ateus, criticar o que não se conhece é meio sem noção. Tem que conhecer antes.
Higor
Pixeleiro
16/12/2011 às 22:47

658 mensagens
200 pontos
Desculpe, mas o tópico será fechado!

É proibido tópicos que destinam discussões (brigas) sobre religiões em geral.
Página(s): 1
ESSE SITE TEM QUE VOLTAR! PRA SABER MAIS CLIQUE AQUI
x