Preencha todos os campos!
-Iago
Participativo
17/07/2013 às 20:24

205 mensagens
40 pontos

Tutorial - Sombras,Shading e Dithering

Aprenda um pouco sobre um dos conceitos mais fundamentais do pixel art.

Primeiramente, créditos ao Jinn por algumas imagens.
Bom .. como conhecido , todo mundo aqui tem algum problema com sombras e shading , e mais geralmente em elaborar linearts ... e tal .. com alguns pedidos de uns usuários daqui eu resolvi criar esse tutorial pra ajudar um pouco os caras , que só não tem evolução por tutoriais mal explicados ..

Ok .. e as sombras ... como funcionam ?
Bom , sombras derivam da luz , mas acontece que não se sabe bem como como colocar , onde colocar .. e por aí vai .. elas funcionam de acordo com a iluminação , se ela está de um lado , a sombra vai pra outro ..

em Pixels :
mas não só pra isso serve a sombra , mas também pra fazer efeitos de profundidade tanto que também pode alternar com a iluminação ..
Sombra : Profundidade
Iluminação : Realça a visão pra mais perto
Ou....
Sombras : Realça a visão pra mais perto
Iluminação : Profundidade ...

Varia muito das cores , local ... inserção ..

Exemplo :

Agora .... Iluminação ?
Um item bastante essencial nos conceitos do pixel art , não só útil na nossa arte digital .. mas em outras claros ... bom , ela como já referida aqui :

você pode escolher um ponto fixo para aplica-la , mas não precisa ser apenas um ponto ..
ela pode fazer efeito em outras partes do pixel art , tanto que outra coisa bem comum do pixel art é usar a iluminação somente de um lado , isso ta errado , a iluminação é usada de vários lados , como ja dito , acima , a sombra dá um efeito de profundidade e a iluminação daria efeito em outros lados ... um exemplo em geral :

Como se percebe-se , a iluminação criada pelo o sol é passada para a água , criatura , céu e barco .. e todas seguindo a direção do sol ..
Então já da pra ter uma noção de como a iluminação trabalha .. acho que é isso .. e algumas coisas adicionais ..
Dithering , ajuda bastante na hora de aplicar a iluminação , e claro usando com moderação , da pra se ter um bom resultado..
e atua-se em muitos efeitos como :
Pontilhado (Mais Comum)

Dithering Estilizado

Dithering Interlaçado

e por fim , dithering aleatório :

E Claro .. sempre usando com moderação , exemplos de dithering trabalhando com cores neutras , e fazendo efeito em outras é bastante comum , como esse aqui :

e claro .. Pillow Shadin vocês já sabem saber como funciona .. até mais meus chapas.. "
Maga
POP
17/07/2013 às 20:28

857 mensagens
215 pontos
Bacana, bacana. Só que partes do tutorial ( imagens ) você tirou do Tutorial que o Dont traduziu. E compensava falar de Pillow Shading, não " vocês já sabem, pois a maioria coloca pillow shading pelo fato de não saberem o que é.
boliwud
-Iago
Participativo
17/07/2013 às 20:29

205 mensagens
40 pontos
Se tivesse como editar seria excelente ^^
-Iago
Participativo
17/07/2013 às 20:30

205 mensagens
40 pontos
E Técnicamente , o tutorial não é em sí do dont , mas as imagens estavam hospedadas no servidor da pixelaria .. e créditos a ele e ao jinn , e cure também..
Maga
POP
17/07/2013 às 20:32

857 mensagens
215 pontos
Sim, mas o Dont o utilizou para fazer um tutorial já existente, eu falo.
boliwud
Marques
Participativo
17/07/2013 às 20:37

190 mensagens
40 pontos
bom topico
Gigantes dormem e acordam, os anões nunca crescem.
Coolboy
Participativo
18/07/2013 às 15:15

286 mensagens
105 pontos
bem fera, fera
-Iago
Participativo
28/05/2017 às 22:08

205 mensagens
40 pontos
meu deus eu fiz um tutorial mega interessante uau
Página(s): 1
É preciso estar logado para postar uma resposta.
ESSE SITE TEM QUE VOLTAR! PRA SABER MAIS CLIQUE AQUI
x