Preencha todos os campos!

O tutorial de pixel art. Parte I

I. O que é Pixel-Art?


Julgando pelo nome, nós podemos concluir que pixel art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é pixel art.
Essa fotografia é feita de pixels, mas não é pixel art:




Certo, então nada de fotos. Mas se eu fizer minha arte no computador, então é pixel art, certo?
Não. Pixel-art é uma subcategoria muito específica de arte digital. Não é do que é feito, é como é feito.
Por exemplo, essa pintura digital é uma arte feita no computador, e é feita de pixels, mas não é pixel art:




Se o pixel art perde o senso de importância dos pixels que o constrói, então eu não acho que posso chama-lo de pixel art. É quando os pixels tem importância na natureza do trabalho que o define como pixel art.
- Alex HW




Porque nem toda arte digital é pixel art


O Pixel art é separado de outras formas de arte digital pelo seu foco no controle e precisão. O artista precisa estar no controle da imagem ao nível de um único pixel, e todos os pixels devem estar harmonicamente posicionados.
Quando o pixel art está terminado, reposicionar apenas alguns pixels pode causar um efeito drástico na imagem:


As características desse papagaio mudaram, mas apenas alguns pixels foram ajustados.


Outras artes digitais usam muitas ferramentas que você não vai encontrar no pixel art. A razão pela qual os pixel artistas não usam essas ferramentas é por que eles posicionam pixels de uma maneira que o artista não pode definir.
Essas ferramentas automáticas; desfoque, esfumaçado, spray ou degrade automático. Qualquer ferramenta que posiciona pixels automaticamente (o que significa que o computador decide sobre o posicionamento dos pixels mais que o artista) é geralmente desaprovada no pixel art. Lembre-se, pixel art é o puro controle.


Uma ferramenta automática foi usada para esfumaçar as bordas dessa gota cinza.


Você provavelmente ouviu pessoas por aí dizendo “Isso não é pixel art, tem muitas cores!” Isso não é porque há alguma regra no pixel art que diga “Só é pixel art se tem [X] número de cores”, você tem a permissão de usar quantas cores quiser. A razão fundamental pela qual pessoas dizem sobre a contagem de cores é porque um amontoado de cores pode indicar o uso de ferramentas pirata. Ferramentas pirata podem criar um monte de cores novas a fim de atingir o embaçamento, borrão ou efeitos de transparência. Pessoas mencionam um grande numero de cores porque paletas grandes são mais difíceis de controlar, mas nós chegaremos a esse ponto depois.




Porque não é só sobre as ferramentas


Então se eu não usar qualquer efeito automático ou duotone ou ferramentas pirata, é pixel art, certo? Tudo feito no MS Paint será pixel art?
Não. Não é o programa que determina se é ou não pixel art, é como ele é feito. Por exemplo, essa imagem foi feita no MS Paint, sem qualquer ferramenta pirata:




Mas não é pixel art. Isso é o que chamamos “Oekaki”. Se você pode criar a imagem sem dar zoom nela, as chances são de não ser pixel art. Se você está usando a ferramenta da linha e balde de tinta na maioria do tempo, você não está dando atenção aos pixels individualmente, só às linhas e à forma que o pixel art constrói. O mesmo vai para esboços feitos com as ferramentas de pincel ou lápis. Esses métodos ignoram a importância do posicionamento cuidadoso e ponderado dos pixels individuais.

Enquanto os equívocos mais comuns sobre pixel art são devido à falta de interpretação do meio, há alguns que têm uma definição muito estrita para o que faz pixel art.

Todo pixel não precisa literalmente ser colocado manualmente
O trabalho do pixel artista não é colocar manualmente todo e qualquer pixel. Você não é um robô, trabalhando em áreas grandes com milhares de cliques únicos na ferramenta do lápis. A ferramenta do balde está ok. A ferramenta linha está ok. O que é importante é que o artista tenha controle na imagem ao nível do pixel, não que você crie a imagem um pixel de vez.




Ir para a parte 2 >>
ESSE SITE TEM QUE VOLTAR! PRA SABER MAIS CLIQUE AQUI
x